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dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.date.accessioned2016-11-07T14:56:57Z
dc.date.accessioned2016-11-09T19:06:04Z
dc.date.available2016-11-07T14:56:57Z
dc.date.available2016-11-09T19:06:04Z
dc.identifier.otherAMG_PUB_02_055
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/426
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/426
dc.description.abstractNas últimas duas décadas do Século 20 assistimos a grandes mudanças, tanto no campo sócio-econômico e político, quanto no campo da cultura, da ciência e da tecnologia, mas, sobretudo, no campo da ecologia. As Conferências sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de Estocolmo (1972) e do Rio de Janeiro (1992) foram dois grandes marcos dessas mudanças. Vimos ainda grandes movimentos sociais, como os que ocorreram no leste europeu, no final dos anos 80, culminando com a queda do muro de Berlim. Não fazemos uma idéia clara ainda do que deverá representar, para todos nós, a globalização crescente da economia, das comunicações e da cultura. Finalmente, as transformações tecnológicas tornaram possível o surgimento da era da informação. É um tempo de expectativas, de perplexidade e da crise de concepções e paradigmas não apenas porque estamos iniciando a caminhada de um novo milênio, época de balanço e de reflexão, época em que o imaginário parece ter um peso maior. É um momento novo e rico de possibilidades. Por isso, colados ao nosso tempo, não podemos falar do futuro da educação em geral e da educação ambiental, em particular, sem certa dose de cautela. É com essa cautela que eu gostaria de examinar alguns conceitos da teoria e da prática da educação em geral e da educação ambiental e particular, que, seguindo a tradição filosófica, chamo de categorias apoiando-me numa Pedagogia da práxis. A perplexidade e a crise de paradigmas não podem se constituir num álibi para o imobilismo.
dc.language.isopt
dc.publisherMinistério do Meio Ambiente - Programa Nacional de Educação Ambiental - Programa de Formação de Educadoras e Educadores Ambientais - Publicação: “Desvendando Princípios da Perspectiva Crítica da Educação Ambiental”
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectPedagogia; Práxis
dc.titlePedagogia da Práxis
dc.typeArtigo
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