Please use this identifier to cite or link to this item: https://gadotti.org.br/handle/123456789/441
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.coverage.spatialRio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
dc.date.accessioned2016-11-22T15:01:18Z
dc.date.available2016-11-22T15:01:18Z
dc.date.issued2010-04-07
dc.identifier.otherAMG_EVE_03_009
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/441
dc.description.abstract“Desafinado” é o que não está afinado ou o que perdeu a afinação, o dissonante, o destoante. É claro que estamos discutindo esse tema porque buscamos tocar cada vez mais em harmonia no que se refere à educação, sem que haja sons destoantes entre comunidades, empresas e governos. Esse é o nosso propósito ao apontar obstáculos a essa harmonia e também discutir as possibilidades de tocarmos todos juntos, afinados. Inicialmente gostaria de dizer que há pouca pesquisa, pouca literatura, sobre o tema. Há mais referências sobre a relação entre escola e comunidade do que em relação à empresa. O Documento de Referência da CONAE (Conferência Nacional de Educação), que foi realizada no final de março, em Brasília, fala da participação da comunidade no projeto da escola, aponta, no artigo 61, a necessidade de criar mecanismos democráticos de gestão que assegurem a participação da comunidade particularmente nos conselhos escolares. Entretanto, o mesmo documento, quando fala da empresa, destaca apenas problemas e aspectos negativos, como no artigo 161 - “extinguir, ainda todas as políticas aligeiradas de formação por parte de empresas, por apresentarem conteúdos desvinculados dos interesses da educação pública” - e no artigo 287QQQ: “redirecionar imediatamente os recursos do MEC, que atualmente são orientados a sistemas e a setores empresariais para as esferas públicas federal, distrital, estadual e municipal”. No artigo 2791, afirma-se a necessidade de “desenvolver políticas e ações que contribuam para o enfrentamento do racismo nas empresas”. Educação brasileira e empresa estão, sim, “desafinadas”.
dc.language.isopt
dc.publisherVI Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectEducação; Conferência Nacional de Educação
dc.titleDesafinados: Governo, Empresa e Comunidade na Educação Brasileira
dc.typeResumo
Appears in Collections:Notas de palestras

Files in This Item:
File SizeFormat 
AMG_PUB_03_009.pdf73,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.