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dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.coverage.spatialAngicos - Rio Grande do Norte - Brasil
dc.date.accessioned2016-11-04T17:54:35Z
dc.date.accessioned2016-11-09T19:05:39Z
dc.date.available2016-11-04T17:54:35Z
dc.date.available2016-11-09T19:05:39Z
dc.date.issued2013-06
dc.identifier.otherAMG_PUB_01_001
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/412
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/412
dc.description.abstractNeste texto, o autor recupera momentos históricos importantes da memorável experiência de Paulo Freire em Angicos, em 1963, seus antecedentes e suas repercussões, até a elaboração do Programa Nacional de Alfabetização. Mostra a importância que Paulo Freire em Angicos, em 1963, seus antecedentes e suas repercussões, até a elaboração do Programa Nacional de Alfabetização. Mostra a importância que Paulo Freire dava à "politização", isto é, à formação para a cidadania, ainda hoje tão necessária, reafirmando o que ele sempre sustentou: "sou educador para ser substantivamente político". Desde o início, em seus primeiros escritos e na sua práxis político-pedagógica, Paulo Freire preconizava a necessidade da participação popular na luta contra o analfabetismo. Mas Angicos não é apenas um símbolo da luta contra o analfabetismo; é um marco em favor da universalização da educação em todos os graus, superando a visão elitista. Angicos representa um convite a um novo pacto social, em que a educação, exercida de comum acordo com os movimentos sociais e a sociedade civil, torna o Estado um instrumento de transformação social, um instrumento de libertação e, não, simplesmente, de regulação e de governança da ação social, como querem os neoliberais. O autor finaliza afirmando, neste momento particular que vive o Brasil, o significado político-pedagógico da experiência de Paulo Freire em Angicos, concluindo que a melhor homenagem que podemos prestar a ele, hoje patrono da educação brasileira, é eliminar o analfabetismo.
dc.language.isopt
dc.publisherRevista de Informação do Semiárido - RISA
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectPaulo Freire; Angicos; Alfabetização de adultos; Politização; Educação como cultura
dc.titleAlfabetizar e politizar - Angicos: 50 anos depois
dc.typeArtigo
Appears in Collections:Artigos acadêmicos

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