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dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.date.accessioned2016-11-07T13:36:10Z
dc.date.accessioned2016-11-09T19:05:38Z
dc.date.available2016-11-07T13:36:10Z
dc.date.available2016-11-09T19:05:38Z
dc.identifier.otherAMG_PUB_01_003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/416
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/416
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre as potencialidades das práticas educativas orientadas pelo conceito de sustentabilidade hoje e como elas podem contribuir na reformulação dos conteúdos e métodos de aprendizagem e na qualidade da educação. A sustentabilidade implica na necessidade de mudança no nosso estilo de vida e na transformação de todos os aspectos da vida na sociedade e na educação, desde a pré-escola até à universidade. O artigo também aponta alguns desafios e estratégias para integrar a sustentabilidade nas práticas educativas e no currículo escolar. Entre eles destaca a necessidade de uma outra pedagogia, uma eco-pedagogia, ou melhor, uma Pedagogia da Terra, uma pedagogia holística que supera o antropocentrismo das pedagogias clássicas. A sustentabilidade representa uma oportunidade para a renovação dos velhos sistemas educacionais, fundados em princípios e valores competitivos e baseados numa visão predatória de mundo. Educar para viver com a Terra é educar para viver em harmonia consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Educar para viver com a Terra ao longo da vida é educar para a emergência de um outro mundo possível.
dc.language.isopt
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectEducação
dc.titleEducar para viver com a Terra
dc.typeArtigo
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