Please use this identifier to cite or link to this item: https://gadotti.org.br/handle/123456789/438
Título: Paulo Freire nas escolas de hoje - Uma pedagogia ainda atual?
Autores: Gadotti, Moacir
Palavras-chave: Paulo Freire
Editora: Novedades Educativas
Resumo: Em 2005 o “Projeto Memória”, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, homenageou Paulo Freire. O “Projeto Memória” se propõe a valorizar a cultura e a história do nosso país, homenageando grandes personalidades brasileiras. Essa edição do projeto foi realizada em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras. É um trabalho que objetiva a resgatar, difundir e a preservar a memória do educador Paulo Freire, contribuindo para a popularização de sua biografia e de sua obra, tendo em vista a difusão de seu legado humanístico entre educadores, pesquisadores, profissionais da educação, alunos e a população em geral. Um conjunto de produtos, com o título geral “Paulo Freire: Educar para Transformar”, estão sendo distribuídos gratuitamente a 5 mil bibliotecas públicas brasileiras e a mais de 18 mil escolas: um livro fotobiográfico, um vídeo documentário, uma exposição itinerante, um almanaque histórico, um guia do professor, cartazes, etc. As escolas públicas, alunos e professores são os grandes beneficiários desse projeto. E a pergunta que fica é essa: como Paulo Freire é lido nas escolas? Qual a pertinência de sua obra hoje? É sobre essas perguntas que gostaria de refletir, atendendo a uma solicitação da revista argentina Novedades Educativas.
URI: http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/438
Appears in Collections:Notas de palestras

Files in This Item:
File SizeFormat 
AMG_EVE_03_005.pdf70,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.