Please use this identifier to cite or link to this item: https://gadotti.org.br/handle/123456789/444
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.date.accessioned2016-11-22T15:22:12Z
dc.date.available2016-11-22T15:22:12Z
dc.identifier.otherAMG_EVE_03_012
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/444
dc.description.abstractA relação entre educação e cultura é muito complexa. Tanto a arte quanto a educação acompanham todos os seres humanos durante toda a vida. Educação, arte e cultura são indissociáveis. Nem sempre, porém, conseguimos identificar o papel da cultura na educação e vice-versa. De um lado, a cultura é importante para o desenvolvimento educacional e, de outro, o desenvolvimento cultural de uma pessoa depende também da sua formação. A arte não é apenas objeto de admiração, de contemplação. Ela também pode ser objeto de estudo. Para isso, a educação – tanto formal quanto não formal – é importante: ninguém valoriza o que não conhece. É claro, não se trata apenas de uma questão de conhecimento. É também uma questão de classe e de reconhecimento social. Mas, o conhecimento é uma condição básica da valorização da arte. É verdade, a obra de arte é auto-explicativa. Pode haver uma relação sensível entre observador e objeto observado sem nenhum conhecimento prévio. Nem tudo precisa de uma “explicação”. Contudo, podemos também ficar olhando para uma cerâmica antiga sem saber o que ela significa, porque não conhecemos a sua história e o seu significado. Ela pode se parecer com alguma coisa morta e sem sentido. A cultura precisa da informação e a informação é parte do trabalho pedagógico.
dc.language.isopt
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectCultura solidária
dc.titleCultura viva em rede - por uma cultura solidária
dc.typeResumo
Appears in Collections:Notas de palestras

Files in This Item:
File SizeFormat 
AMG_PUB_03_012.pdf72,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.