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dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.coverage.spatialOsasco - São Paulo - Brasil
dc.date.accessioned2016-11-22T15:25:50Z
dc.date.available2016-11-22T15:25:50Z
dc.date.issued2010-02-23
dc.identifier.otherAMG_EVE_03_013
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/445
dc.description.abstractQuando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária. Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para tornar as pessoas mais autônomas e mais felizes. A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, ele necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo, numa sociedade baseada no conhecimento. O direito à educação é reconhecido no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 como direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana” e como uma necessidade para fortalecer o “respeito aos direitos e liberdades fundamentais”. A conquista deste direito depende do acesso generalizado à educação básica, mas o direito à educação não se esgota com o acesso, a permanência e a conclusão desse nível de ensino: ele pressupõe as condições para continuar os estudos em outros níveis.
dc.language.isopt
dc.publisherEncontro Internacional de Educação
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectEducação; Direitos humanos
dc.titleA Educação como Direito Humano
dc.typeResumo
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