Resumo:
Este artigo reflete sobre as potencialidades das práticas educativas orientadas pelo conceito de sustentabilidade hoje e como elas podem contribuir na reformulação dos conteúdos e métodos de aprendizagem e na qualidade da educação. A sustentabilidade implica na necessidade de mudança no nosso estilo de vida e na transformação de todos os aspectos da vida na sociedade e na educação, desde a pré-escola até à universidade. O artigo também aponta alguns desafios e estratégias para integrar a sustentabilidade nas práticas educativas e no currículo escolar. Entre eles destaca a necessidade de uma outra pedagogia, uma eco-pedagogia, ou melhor, uma Pedagogia da Terra, uma pedagogia holística que supera o antropocentrismo das pedagogias clássicas. A sustentabilidade representa uma oportunidade para a renovação dos velhos sistemas educacionais, fundados em princípios e valores competitivos e baseados numa visão predatória de mundo. Educar para viver com a Terra é educar para viver em harmonia consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Educar para viver com a Terra ao longo da vida é educar para a emergência de um outro mundo possível.