| dc.contributor.author | Gadotti, Moacir | |
| dc.coverage.spatial | Osasco - São Paulo - Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2016-11-22T15:25:50Z | |
| dc.date.available | 2016-11-22T15:25:50Z | |
| dc.date.issued | 2010-02-23 | |
| dc.identifier.other | AMG_EVE_03_013 | |
| dc.identifier.uri | https://gadotti.org.br/handle/123456789/445 | |
| dc.description.abstract | Quando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária. Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para tornar as pessoas mais autônomas e mais felizes. A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, ele necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo, numa sociedade baseada no conhecimento. O direito à educação é reconhecido no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 como direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana” e como uma necessidade para fortalecer o “respeito aos direitos e liberdades fundamentais”. A conquista deste direito depende do acesso generalizado à educação básica, mas o direito à educação não se esgota com o acesso, a permanência e a conclusão desse nível de ensino: ele pressupõe as condições para continuar os estudos em outros níveis. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.publisher | Encontro Internacional de Educação | pt_BR |
| dc.rights | Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0) | pt_BR |
| dc.subject | Educação; Direitos humanos | pt_BR |
| dc.title | A Educação como Direito Humano | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |