Please use this identifier to cite or link to this item: https://gadotti.org.br/handle/123456789/457
Título: O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania
Autores: Gadotti, Moacir
Palavras-chave: Projeto político pedagógico
Resumo: Estamos hoje discutindo esse tema porque a questão do projeto da escola é problemática, isto é, representa um desafio para todos os educadores. Se há algumas décadas a escola se questionava apenas sobre seus métodos, hoje ela se questionava sobre seus fins. Até muito recentemente a questão da escola limitava-se a uma escolha entre ser tradicional e ser moderna. Essa tipologia não desapareceu, mas não responde a todas as questões atuais da escola. Muito menos à questão do seu projeto. A crise paradigmática também atinge a escola e ela se pergunta sobre si mesma, sobre seu papel como instituição numa sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização da economia e das comunicações, pelo pluralismo político, pela emergência do poder local. Nessa sociedade cresce a reivindicação pela autonomia contra toda forma de uniformização e o desejo de afirmação da singularidade de cada região, de cada língua etc. A multiculturalidade é a marca mais significativa do nosso tempo.
URI: http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/457
Appears in Collections:Notas de palestras

Files in This Item:
File SizeFormat 
AMG_PUB_03_026.pdf76,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.