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dc.contributor.authorGadotti, Moacir
dc.coverage.spatialMilão - Itália
dc.date.accessioned2016-11-22T16:55:24Z
dc.date.available2016-11-22T16:55:24Z
dc.date.issued2002-05-25
dc.identifier.otherAMG_EVE_03_019
dc.identifier.urihttp://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/451
dc.description.abstractRecentemente, fiquei surpreso ao ler um documento sobre Paulo Freire, convocando para um congresso internacional da UNESCO de Paris, divulgado pela Internet (www.unesco.org/most/freire.htm), que demonstrava um grande desconhecimento da sua obra, principalmente a publicada depois do exílio. Talvez isso esteja relacionado à dificuldade que os autores que escrevem em línguas pouco lidas como o português têm de divulgar suas idéias. Com o predomínio cada vez maior da língua inglesa (mais de 70% dos textos que circulam na Internet estão escritos nessa língua), temos a impressão de que o que não está publicado em inglês não existe. O referido documento apresentava o Método Paulo Freire em termos puramente técnicos, em detrimento da teoria do conhecimento e da antropologia que o fundamenta. Apresentando os limites da obra de Freire, o documento expressava uma visão típica dos anos 70, não levando em conta os trabalhos de Freire publicados em português nos anos 80 e 90. É como se Paulo Freire tivesse parado de pensar no dia 7 de agosto de 1979, quando chegou ao Brasil, depois de 14 anos de exílio. O meu estranhamento deu-se sobretudo porque havia lido o Relatório Delors da UNESCO, que é, para mim, o reconhecimento da atualidade do seu pensamento pedagógico, apresentando os já conhecidos “quatro pilares” da educação do futuro: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Paulo Freire concordaria com esses pilares, acrescentando, porém, um quinto pilar: “aprender para quê”. É motivado por esse contexto que gostaria de falar hoje, brevemente, sobre a atualidade do pensamento de Freire, dando continuidade às minhas reflexões já apresentadas por ocasião do II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.
dc.language.isopt
dc.publisherIII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
dc.rightsEsta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)
dc.subjectPaulo Freire
dc.titleAtualidade de Paulo Freire - Continuando e reinventando um legado
dc.typeResumo
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