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Título: Atualidade de Paulo Freire - Continuando e reinventando um legado
Autores: Gadotti, Moacir
Palavras-chave: Paulo Freire
Data de publicação: 25-May-2002
Editora: III Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Resumo: Recentemente, fiquei surpreso ao ler um documento sobre Paulo Freire, convocando para um congresso internacional da UNESCO de Paris, divulgado pela Internet (www.unesco.org/most/freire.htm), que demonstrava um grande desconhecimento da sua obra, principalmente a publicada depois do exílio. Talvez isso esteja relacionado à dificuldade que os autores que escrevem em línguas pouco lidas como o português têm de divulgar suas idéias. Com o predomínio cada vez maior da língua inglesa (mais de 70% dos textos que circulam na Internet estão escritos nessa língua), temos a impressão de que o que não está publicado em inglês não existe. O referido documento apresentava o Método Paulo Freire em termos puramente técnicos, em detrimento da teoria do conhecimento e da antropologia que o fundamenta. Apresentando os limites da obra de Freire, o documento expressava uma visão típica dos anos 70, não levando em conta os trabalhos de Freire publicados em português nos anos 80 e 90. É como se Paulo Freire tivesse parado de pensar no dia 7 de agosto de 1979, quando chegou ao Brasil, depois de 14 anos de exílio. O meu estranhamento deu-se sobretudo porque havia lido o Relatório Delors da UNESCO, que é, para mim, o reconhecimento da atualidade do seu pensamento pedagógico, apresentando os já conhecidos “quatro pilares” da educação do futuro: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Paulo Freire concordaria com esses pilares, acrescentando, porém, um quinto pilar: “aprender para quê”. É motivado por esse contexto que gostaria de falar hoje, brevemente, sobre a atualidade do pensamento de Freire, dando continuidade às minhas reflexões já apresentadas por ocasião do II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.
URI: http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/451
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