Acervo Moacir Gadotti: Recent submissions

  • Gadotti, Moacir (III Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2002-05-25)
    Recentemente, fiquei surpreso ao ler um documento sobre Paulo Freire, convocando para um congresso internacional da UNESCO de Paris, divulgado pela Internet (www.unesco.org/most/freire.htm), que demonstrava um grande ...
  • Gadotti, Moacir
    Três décadas de debates sobre “nosso futuro comum” deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios ...
  • Gadotti, Moacir
    O Pe. Mário Bonatti, meu professor no início dos anos 60, pede-me para escrever um pequeno artigo sobre o Instituto Paulo Freire (IPF) ou sobre Paulo Freire, para a revista da Universidade Salesiana Ciências da Educação. ...
  • Gadotti, Moacir (Fórum Mundial de Educação, )
    O Fórum Mundial de Educação continua sua grande caminhada, agora numa das regiões mais industrializadas do Brasil, na região da grande São Paulo, mas que tem uma identidade própria em torno do rio que banha a capital do ...
  • Gadotti, Moacir (ESCOLA SINDICAL SUL – CUT - 28o. COLETIVO REGIONAL SUL DE FORMAÇÃO, 2007-12-17)
    A diversidade é a característica fundamental da humanidade. Por isso não pode haver um único modo de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta. O que há de comum é a diversidade humana. Diante da diversidade ...
  • Gadotti, Moacir
    Em 1989, Paulo Freire, como Secretário Municipal de Educação de São Paulo, deu início a belo movimento de educação de jovens e de adultos, chamado MOVA-SP, em parceria com várias associações e instituições da sociedade ...
  • Gadotti, Moacir (Encontro Internacional de Educação, 2010-02-23)
    Quando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária. Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para ...
  • Gadotti, Moacir
    A relação entre educação e cultura é muito complexa. Tanto a arte quanto a educação acompanham todos os seres humanos durante toda a vida. Educação, arte e cultura são indissociáveis. Nem sempre, porém, conseguimos ...
  • Gadotti, Moacir (II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2000-03-29)
    Le idee di Paulo Freire attraversano le frontiere di discipline, di culture, di scienze e dell’America Latina. Allo stesso tempo, le sue riflessioni sono state approfondite con il tema che ha segnato tutta la sua vita – ...
  • Gadotti, Moacir (Projeto Crise & Oportunidade, 2009-08-10)
    Esse texto expressa meus sentimentos e aprendizados dessa notável reunião em que os assuntos econômicos acabaram não se distanciando de minhas preocupações educacionais, pois é a partir sobretudo do campo da educação, ...
  • Gadotti, Moacir (VI Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, 2010-04-07)
    “Desafinado” é o que não está afinado ou o que perdeu a afinação, o dissonante, o destoante. É claro que estamos discutindo esse tema porque buscamos tocar cada vez mais em harmonia no que se refere à educação, sem que ...
  • Gadotti, Moacir
    Três décadas de debates sobre “nosso futuro comum” deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios ...
  • Gadotti, Moacir (VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA), 2009)
    A sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) da UNESCO será realizada em Belém, de 19 a 22 de maio de 2009, ano em que a primeira obra de Paulo Freire, Educação e atualidade brasileira, completa ...
  • Gadotti, Moacir (Novedades Educativas, )
    Em 2005 o “Projeto Memória”, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, homenageou Paulo Freire. O “Projeto Memória” se propõe a valorizar a cultura e a história do nosso país, homenageando grandes personalidades ...
  • Gadotti, Moacir (Grupo de Trabalho "Educação e Sociedade" - CLACSO em parceria com o Instituto Paulo Freire, 2000-10-27)
    Examinamos as “Estratégias setoriais do ano 2000” do Banco Mundial. Esse documento trabalha com a visão de “governo” (aparatos administrativos) e não com a noção de “Estado”. A dimensão simbólica do Estado e a noção de ...
  • Gadotti, Moacir (9º Congresso de Trabalhadores em Educação Olga Benário, 2012-09-13)
    Levando em conta o tema geral deste 9º Congresso de trabalhadoras(es) em Educação Olga Benário - “PNE: Educação para a sustentabilidade” - gostaria de começar minha fala com algumas considerações sobre as políticas ...
  • Gadotti, Moacir (IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, 2007)
    The IV International Environmental Education Conference, was accomplished from the 24th till the 28th of November, 2007, in the Center of Environmental Education in Ahmedabad (India), an institution founded in 1984, in ...
  • Gadotti, Moacir (IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, 2007-11)
    A IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental foi realizada de 24 a 28 de novembro de 2007, no Centro de Educação Ambiental de Ahmedabad (India), uma instituição fundada em 1984, no estado de Gujarat, que conta ...
  • Gadotti, Moacir
    I would like to state a few words in order to present myself and my organization. I am a member of Paulo Freire Institute (PFI), a Non-Governmental Organization, located in São Paulo, Brazil, working in the field of ...
  • Gadotti, Moacir
    O livro Pedagogia do oprimido chega à sua 50ª edição. Em 2001 o Instituto Paulo Freire recebeu o fac-símile dos manuscritos deste livro cuja história começa em 1968 quando Paulo Freire os entregou a Jacques Chonchol, diretor ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta