dc.description.abstract |
Em 2005 o “Projeto Memória”, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil,
homenageou Paulo Freire. O “Projeto Memória” se propõe a valorizar a cultura e a
história do nosso país, homenageando grandes personalidades brasileiras. Essa edição
do projeto foi realizada em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras. É um
trabalho que objetiva a resgatar, difundir e a preservar a memória do educador Paulo
Freire, contribuindo para a popularização de sua biografia e de sua obra, tendo em vista
a difusão de seu legado humanístico entre educadores, pesquisadores, profissionais da
educação, alunos e a população em geral.
Um conjunto de produtos, com o título geral “Paulo Freire: Educar para
Transformar”, estão sendo distribuídos gratuitamente a 5 mil bibliotecas públicas
brasileiras e a mais de 18 mil escolas: um livro fotobiográfico, um vídeo documentário,
uma exposição itinerante, um almanaque histórico, um guia do professor, cartazes, etc.
As escolas públicas, alunos e professores são os grandes beneficiários desse
projeto. E a pergunta que fica é essa: como Paulo Freire é lido nas escolas? Qual a
pertinência de sua obra hoje? É sobre essas perguntas que gostaria de refletir, atendendo
a uma solicitação da revista argentina Novedades Educativas. |
pt_BR |