DSpace/Manakin Repository

Navegação Notas de palestras por título

Navegação Notas de palestras por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Gadotti, Moacir (IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, 2007-11)
    A IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental foi realizada de 24 a 28 de novembro de 2007, no Centro de Educação Ambiental de Ahmedabad (India), uma instituição fundada em 1984, no estado de Gujarat, que conta ...
  • Gadotti, Moacir (IV Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, 2007)
    The IV International Environmental Education Conference, was accomplished from the 24th till the 28th of November, 2007, in the Center of Environmental Education in Ahmedabad (India), an institution founded in 1984, in ...
  • Gadotti, Moacir (II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2000-03-29)
    Le idee di Paulo Freire attraversano le frontiere di discipline, di culture, di scienze e dell’America Latina. Allo stesso tempo, le sue riflessioni sono state approfondite con il tema che ha segnato tutta la sua vita – ...
  • Gadotti, Moacir (III Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2002-05-25)
    Recentemente, fiquei surpreso ao ler um documento sobre Paulo Freire, convocando para um congresso internacional da UNESCO de Paris, divulgado pela Internet (www.unesco.org/most/freire.htm), que demonstrava um grande ...
  • Gadotti, Moacir
    Paulo Freire, em 1980, logo após voltar de 16 anos de exílio, reuniu-se com um grande número de professores em Belo Horizonte. Falou-lhes de esperança, de “sonho possível”, temendo por aqueles e aquelas que “pararem com ...
  • Gadotti, Moacir
    Minha carreira de professor foi marcada por um encontro, o encontro com Paulo Freire, em Genebra, em 1974. Creio que é um privilégio encontrar um mestre, um professor. Com ele aprendi muitas lições. A principal foi a ...
  • Gadotti, Moacir
    Antes de mais nada é preciso louvar a iniciativa do MEC de promover uma Conferência Nacional na busca de um pacto nacional pela educação, unindo, nessa luta, a sociedade civil, o empresariado, o legislativo, o executivo ...
  • Gadotti, Moacir (VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA), 2009)
    A sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) da UNESCO será realizada em Belém, de 19 a 22 de maio de 2009, ano em que a primeira obra de Paulo Freire, Educação e atualidade brasileira, completa ...
  • Gadotti, Moacir (Fórum Social Mundial, )
    Há dez anos, quando o Fórum Social Mundial lançou seu lema “outro mundo é possível”, iniciava-se uma nova etapa do paradigma e da prática social e educativa por uma cidadania planetária. Depois de uma década de relativa ...
  • Gadotti, Moacir (Projeto Crise & Oportunidade, 2009-08-10)
    Esse texto expressa meus sentimentos e aprendizados dessa notável reunião em que os assuntos econômicos acabaram não se distanciando de minhas preocupações educacionais, pois é a partir sobretudo do campo da educação, ...
  • Gadotti, Moacir
    A relação entre educação e cultura é muito complexa. Tanto a arte quanto a educação acompanham todos os seres humanos durante toda a vida. Educação, arte e cultura são indissociáveis. Nem sempre, porém, conseguimos ...
  • Gadotti, Moacir (VI Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, 2010-04-07)
    “Desafinado” é o que não está afinado ou o que perdeu a afinação, o dissonante, o destoante. É claro que estamos discutindo esse tema porque buscamos tocar cada vez mais em harmonia no que se refere à educação, sem que ...
  • Gadotti, Moacir (V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, )
    Meu querido amigo Pep Aparicio Guardas pede-me para coordenar um Círculo de Cultura no 5º. Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire sobre o tema “Dialogicidade, hermenêutica e Educação”. Acontece que faz muito tempo ...
  • Gadotti, Moacir (Diretoria de Capacitação de Recursos Humanos / PROCAD – Projeto de Capacitação de Dirigentes, )
    Fala-se hoje com mais freqüência de projeto ou proposta da escola, de plano, planejamento, avaliação etc. Isso é muito bom. Porém, esquece-se, muitas vezes, de mostrar as diferenças entre esses conceitos e, sobretudo, ...
  • Gadotti, Moacir
    Três décadas de debates sobre “nosso futuro comum” deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios ...
  • Gadotti, Moacir
    Três décadas de debates sobre “nosso futuro comum” deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios ...
  • Gadotti, Moacir (Encontro Internacional de Educação, 2010-02-23)
    Quando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária. Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para ...
  • Gadotti, Moacir (ESCOLA SINDICAL SUL – CUT - 28o. COLETIVO REGIONAL SUL DE FORMAÇÃO, 2007-12-17)
    A diversidade é a característica fundamental da humanidade. Por isso não pode haver um único modo de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta. O que há de comum é a diversidade humana. Diante da diversidade ...
  • Gadotti, Moacir (9º Congresso de Trabalhadores em Educação Olga Benário, 2012-09-13)
    Levando em conta o tema geral deste 9º Congresso de trabalhadoras(es) em Educação Olga Benário - “PNE: Educação para a sustentabilidade” - gostaria de começar minha fala com algumas considerações sobre as políticas ...
  • Gadotti, Moacir (Grupo de Trabalho "Educação e Sociedade" - CLACSO em parceria com o Instituto Paulo Freire, 2000-10-27)
    Examinamos as “Estratégias setoriais do ano 2000” do Banco Mundial. Esse documento trabalha com a visão de “governo” (aparatos administrativos) e não com a noção de “Estado”. A dimensão simbólica do Estado e a noção de ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta