Notas de palestras

 

Submissões recentes

  • Gadotti, Moacir
    Antes de mais nada é preciso louvar a iniciativa do MEC de promover uma Conferência Nacional na busca de um pacto nacional pela educação, unindo, nessa luta, a sociedade civil, o empresariado, o legislativo, o executivo ...
  • Gadotti, Moacir (V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, )
    Meu querido amigo Pep Aparicio Guardas pede-me para coordenar um Círculo de Cultura no 5º. Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire sobre o tema “Dialogicidade, hermenêutica e Educação”. Acontece que faz muito tempo ...
  • Gadotti, Moacir
    Minha carreira de professor foi marcada por um encontro, o encontro com Paulo Freire, em Genebra, em 1974. Creio que é um privilégio encontrar um mestre, um professor. Com ele aprendi muitas lições. A principal foi a ...
  • Gadotti, Moacir
    Estamos hoje discutindo esse tema porque a questão do projeto da escola é problemática, isto é, representa um desafio para todos os educadores. Se há algumas décadas a escola se questionava apenas sobre seus métodos, ...
  • Gadotti, Moacir (Diretoria de Capacitação de Recursos Humanos / PROCAD – Projeto de Capacitação de Dirigentes, )
    Fala-se hoje com mais freqüência de projeto ou proposta da escola, de plano, planejamento, avaliação etc. Isso é muito bom. Porém, esquece-se, muitas vezes, de mostrar as diferenças entre esses conceitos e, sobretudo, ...
  • Gadotti, Moacir
    Paulo Freire, em 1980, logo após voltar de 16 anos de exílio, reuniu-se com um grande número de professores em Belo Horizonte. Falou-lhes de esperança, de “sonho possível”, temendo por aqueles e aquelas que “pararem com ...
  • Gadotti, Moacir (Fórum Social Mundial, )
    Há dez anos, quando o Fórum Social Mundial lançou seu lema “outro mundo é possível”, iniciava-se uma nova etapa do paradigma e da prática social e educativa por uma cidadania planetária. Depois de uma década de relativa ...
  • Gadotti, Moacir
    Linda Bimbi, no belo prefácio da edição italiana da Pedagogia do Oprimido, afirma, com razão, que Paulo Freire é “inclassificável”. Passados mais de 30 anos, depois de tantos trabalhos publicados por ele e sobre ele, a ...
  • Gadotti, Moacir
    Há dez anos falecia Paulo Freire, dia 2 de maio de 1997. Nos dias que seguiram à sua morte, recebemos mais de 600 mensagens de condolências, enviadas à família e ao Instituto Paulo Freire que ele ajudara a criar seis ...
  • Gadotti, Moacir (III Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2002-05-25)
    Recentemente, fiquei surpreso ao ler um documento sobre Paulo Freire, convocando para um congresso internacional da UNESCO de Paris, divulgado pela Internet (www.unesco.org/most/freire.htm), que demonstrava um grande ...
  • Gadotti, Moacir
    Três décadas de debates sobre “nosso futuro comum” deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios ...
  • Gadotti, Moacir
    O Pe. Mário Bonatti, meu professor no início dos anos 60, pede-me para escrever um pequeno artigo sobre o Instituto Paulo Freire (IPF) ou sobre Paulo Freire, para a revista da Universidade Salesiana Ciências da Educação. ...
  • Gadotti, Moacir (Fórum Mundial de Educação, )
    O Fórum Mundial de Educação continua sua grande caminhada, agora numa das regiões mais industrializadas do Brasil, na região da grande São Paulo, mas que tem uma identidade própria em torno do rio que banha a capital do ...
  • Gadotti, Moacir (ESCOLA SINDICAL SUL – CUT - 28o. COLETIVO REGIONAL SUL DE FORMAÇÃO, 2007-12-17)
    A diversidade é a característica fundamental da humanidade. Por isso não pode haver um único modo de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta. O que há de comum é a diversidade humana. Diante da diversidade ...
  • Gadotti, Moacir
    Em 1989, Paulo Freire, como Secretário Municipal de Educação de São Paulo, deu início a belo movimento de educação de jovens e de adultos, chamado MOVA-SP, em parceria com várias associações e instituições da sociedade ...
  • Gadotti, Moacir (Encontro Internacional de Educação, 2010-02-23)
    Quando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária. Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para ...
  • Gadotti, Moacir
    A relação entre educação e cultura é muito complexa. Tanto a arte quanto a educação acompanham todos os seres humanos durante toda a vida. Educação, arte e cultura são indissociáveis. Nem sempre, porém, conseguimos ...
  • Gadotti, Moacir (II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2000-03-29)
    Le idee di Paulo Freire attraversano le frontiere di discipline, di culture, di scienze e dell’America Latina. Allo stesso tempo, le sue riflessioni sono state approfondite con il tema che ha segnato tutta la sua vita – ...
  • Gadotti, Moacir (Projeto Crise & Oportunidade, 2009-08-10)
    Esse texto expressa meus sentimentos e aprendizados dessa notável reunião em que os assuntos econômicos acabaram não se distanciando de minhas preocupações educacionais, pois é a partir sobretudo do campo da educação, ...
  • Gadotti, Moacir (VI Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, 2010-04-07)
    “Desafinado” é o que não está afinado ou o que perdeu a afinação, o dissonante, o destoante. É claro que estamos discutindo esse tema porque buscamos tocar cada vez mais em harmonia no que se refere à educação, sem que ...

Ver mais