DSpace/Manakin Repository

Por que continuar lendo Freire?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gadotti, Moacir
dc.coverage.spatial São Paulo - São Paulo - Brasil pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-23T16:06:31Z
dc.date.available 2016-11-23T16:06:31Z
dc.identifier.other AMG_EVE_03_021
dc.identifier.uri http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/453
dc.description.abstract Linda Bimbi, no belo prefácio da edição italiana da Pedagogia do Oprimido, afirma, com razão, que Paulo Freire é “inclassificável”. Passados mais de 30 anos, depois de tantos trabalhos publicados por ele e sobre ele, a afirmação ainda continua válida. Estamos diante de um autor que não se submeteu a correntes e tendências pedagógicas e criou um pensamento vivo orientado apenas pelo ponto de vista do oprimido. Essa é a ótica básica de sua obra, a qual foi fiel a vida toda: a perspectiva do oprimido. Ela está estampada na dedicatória do seu livro mais importante: “Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam”. Pedagogia do oprimido foi escrito no Chile em 1968. A pergunta que podemos fazer hoje é a seguinte: esse ponto de vista é ainda válido? Caso não seja válido, já não haveria mais porque continuar lendo Paulo Freire. Ou melhor, Paulo Freire seria uma autor já superado, porque sua luta pelo oprimido estaria superada. Ele passaria para a história como um grande educador, mas que não teria mais nada a dizer para o nosso tempo. pt_BR
dc.language.iso pt pt_BR
dc.rights Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0) pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.title Por que continuar lendo Freire? pt_BR
dc.type Resumo pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta