dc.contributor.author |
Gadotti, Moacir |
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dc.coverage.spatial |
Osasco - São Paulo - Brasil |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-11-22T15:25:50Z |
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dc.date.available |
2016-11-22T15:25:50Z |
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dc.date.issued |
2010-02-23 |
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dc.identifier.other |
AMG_EVE_03_013 |
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dc.identifier.uri |
http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/445 |
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dc.description.abstract |
Quando falamos de educação já não discutimos se ela é ou não necessária.
Parece óbvio, para todos e todas, que ela é necessária para a conquista da liberdade de
cada um e o exercício da cidadania, para o trabalho, para tornar as pessoas mais
autônomas e mais felizes. A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano.
Para que ele não precise inventar tudo de novo, ele necessita apropriar-se da cultura, do
que a humanidade já produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais
decisivo, numa sociedade baseada no conhecimento.
O direito à educação é reconhecido no artigo 26 da Declaração Universal dos
Direitos Humanos de 1948 como direito de todos ao “desenvolvimento pleno da
personalidade humana” e como uma necessidade para fortalecer o “respeito aos direitos e
liberdades fundamentais”. A conquista deste direito depende do acesso generalizado à
educação básica, mas o direito à educação não se esgota com o acesso, a permanência
e a conclusão desse nível de ensino: ele pressupõe as condições para continuar os
estudos em outros níveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt |
pt_BR |
dc.publisher |
Encontro Internacional de Educação |
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dc.rights |
Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0) |
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dc.subject |
Educação; Direitos humanos |
pt_BR |
dc.title |
A Educação como Direito Humano |
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dc.type |
Resumo |
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