DSpace/Manakin Repository

O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gadotti, Moacir
dc.coverage.spatial São Paulo - São Paulo - Brasil pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-24T12:14:32Z
dc.date.available 2016-11-24T12:14:32Z
dc.identifier.other AMG_EVE_03_026
dc.identifier.uri http://gadotti.org.br:8080/xmlui/handle/123456789/457
dc.description.abstract Estamos hoje discutindo esse tema porque a questão do projeto da escola é problemática, isto é, representa um desafio para todos os educadores. Se há algumas décadas a escola se questionava apenas sobre seus métodos, hoje ela se questionava sobre seus fins. Até muito recentemente a questão da escola limitava-se a uma escolha entre ser tradicional e ser moderna. Essa tipologia não desapareceu, mas não responde a todas as questões atuais da escola. Muito menos à questão do seu projeto. A crise paradigmática também atinge a escola e ela se pergunta sobre si mesma, sobre seu papel como instituição numa sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização da economia e das comunicações, pelo pluralismo político, pela emergência do poder local. Nessa sociedade cresce a reivindicação pela autonomia contra toda forma de uniformização e o desejo de afirmação da singularidade de cada região, de cada língua etc. A multiculturalidade é a marca mais significativa do nosso tempo. pt_BR
dc.language.iso pt pt_BR
dc.rights Esta obra foi disponibilizada sob uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0) pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.title O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania pt_BR
dc.type Resumo pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta